Estimulação Magnética Transcraniana (EMT / Transcranial Magnetic Stimulation (TMS)


A estimulação magnética transcraniana é uma tecnologia para o tratamento de diversas condições que acometem o sistema nervoso, em uso clínico nos EUA desde 2008, e no Brasil desde 2012.

O tratamento utiliza equipamentos de alta tecnologia que produzem um campo magnético com grande precisão em áreas específicas do cérebro. Em muitos casos pode ser utilizada em como tratamento único, isolado, mas também pode ser utilizada em conjunto com medicações, com o intuito de somarem-se os efeitos terapêuticos.

Vantagens do tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana:


- Possibilidade de usar dose menor (ou mesmo não usar nenhum) medicamento no tratamento.

- Possibilidade de aumentar a eficácia do tratamento com medicamentos que o paciente já realiza.

- Possibilidade de controle mais rápido dos sintomas, e retorno à vida normal.

- Ausência de ganho de peso com o tratamento.

- Sem piora de libido ou desempenho sexual.


Informatização Total

Todos os nossos 4 equipamentos são completamente controlados por computador, garantindo o máximo de precisão nos tratamentos, e possibilitando a realização de todos os protocolos de alta complexidade e alta eficiência disponíveis na atualidade.

Sistema de Arrefecimento com Silicone Líquido: é a mais silenciosa e moderna tecnologia disponível. Permite um tratamento muito mais confortável. Tanto é mais confortável acusticamente, porque é muito mais silenciosa que os sistemas de resfriamento a ar, quanto porque possibilita a realização de sessões completas sem qualquer necessidade de substituição de bobinas, mesmo nos esquemas de tratamento de pacientes que utilizam alta frequência e alta potência.

Sistema Computadorizado de Detecção de Movimentos: possuímos modernos monitores computadorizados que acompanham em tempo real todas as sessões e permitem a rápida correção de posicionamento, o que resulta no máximo aproveitamento dos pulsos magnéticos de cada sessão.
Módulo de Recarga Rápida: garante que sejam realizados os estímulos com a potência necessária em todos os pacientes, mesmo nos casos de maior complexidade, sem perda de potência.

Eletromiógrafo: temos à disposição o eletromiógrafo dedicado para monitorar a resposta do córtex motor nas aplicações diagnósticas

A Clínica Pacífico sempre busca reunir as melhores condições disponíveis para seu tratamento com estimulação magnética transcraniana: tanto na excelência em qualificação profissional, quanto no constante investimento em aquisição de equipamentos modernos e precisos.

- Treinamento e Filiações -

Treinamento Dr Roberto - Harvard Medical School

Perguntas frequentes sobre o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana.


1) Como funciona a Estimulação Magnética Transcraniana?

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica que permite agir diretamente nos neurônios e tratar várias doenças de forma não invasiva. O aparelho gera um campo magnético focalizado precisamente em regiões específicas do cérebro.

82) Há necessidade de algum preparo anterior ao procedimento, como anestesia, sedação ou qualquer cuidado posterior à realização das sessões? Não é necessário nenhum tipo de preparo anterior ao procedimento, e nem existe qualquer restrição para realizar atividades após a realização das sessões de estimulação magnética. Não é necessário também o uso de qualquer tipo de sedação. O paciente pode ir sozinho às sessões, sem necessidade de acompanhante.

3) Como é uma sessão de EMT?

       A pessoa se acomoda em uma confortável poltrona reclinável confortável. É confeccionada uma touca (semelhante às de natação, mas de tecido) com as marcações da posição onde serão realizados os estímulos de tratamento. E é realizado o cálculo de potência para o tratamento. Na sequência se inicia a sessão, que geralmente dura de 20 a 30 minutos.

4) A Estimulação Magnética Transcraniana é realizada em outros países?
       A técnica é amplamente difundida, reconhecida cientificamente, e realizada mundialmente, sendo aplicada por exemplo nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Reino Unido, Japão e Israel.
O Dr Roberto Cardoso inclusive realizou treinamento no serviço de Estimulação Magnética Transcraniana na Harvard Medical School – Massachussets – EUA, e no Queen Square Institute of Neurology – pela Brainbox Initiative – Londres.

5) Mas EMT pode também ser utilizada junto com antidepressivos?

       A EMT pode ser utilizada normalmente em conjunto os antidepressivos, e nestes casos a resposta antidepressiva tende a ser mais rápida e evidente do que quando só se utiliza a medicação. Muitos pacientes atingem uma resposta antidepressiva ainda mais eficaz quando combinam a EMT com os antidepressivos, o que é muito útil em casos se pacientes que não estão respondendo apenas ao tratamento medicamentoso.

6) Existe comprovação científica da eficácia da Estimulação Magnética Transcraniana?
       A técnica começou a ser desenvolvida na Inglaterra em 1985, e desde então já existem milhares de estudos científicos que validam o método para utilização. Nos Estados Unidos a Estimulação Magnética Transcraniana foi aprovada para utilização pelo FDA (EUA) em 2008.

7) Estimulação Magnética Transcraniana é segura?
       É considerada uma técnica muito segura, e a maior parte dos pacientes se adapta facilmente à realização do tratamento. São seguidos protocolos rigorosos de segurança durante a realização.

8) Qual a experiência prática da Clínica Pacífico com a Estimulação Magnética Transcraniana?
       Desde o início de nossas atividades, já realizamos o tratamento completo em mais de 1.800 pacientes, com um total de mais de 20.000 sessões do procedimento.


Segue um trecho de reportagem sobre o assunto, publicada no jornal Correio Braziliense: